Vamos concretizar um sonho! Vota Luís Pingu Monteiro!

quinta-feira, julho 03, 2003

E Por Falar Em Pais e Mães...

Na Visão de hoje, descobri que afinal é fácil fazer um filho em casa, sem sexo e sem ajuda médica. Basta um dador simpático, um quartinho reservado onde ele possa fazer a respectiva doação para um frasquito, e uma seringa normal, embora para o efeito se calhar um funil dos mais pequenos também sirva.

O artigo refere-se especificamente a casais de lésbicas que assim concretizam o seu sonho de ser mães. Mas nada impede que uma de nós heteros que queiram ser mães e não tenham respectivo (eu! eu!) utilizem o mesmo método.

Há, contudo, alguns pequenos inconvenientes. Registar um filho de pai incógnito dá direito a investigação judicial para descobrir o dito cujo. Além de que, num dos casos mencionado no artigo da Visão, a enfermeira do bloco de partos é capaz de ficar embaraçada ao ir chamar à sala de espera "a companheira da D. Fulana Tal" :-))

E, claro, há a questão do dador. É, afinal de contas, o pai biológico. É discutível até que ponto pode (ou quer) ser deixado completamente de fora da vida do filho. Não é um dador anónimo de um banco de esperma. Ele SABE quem é o filho e, legalmente, tem todos os direitos e obrigações do pai, segundo parece, independentemente de a mãe o declarar como pai no registo (enfim, dependendo de uma tonelada de papéis e 15 anos de burocracia, provavelmente).

Pessoalmente, ainda acho que o velho método é pelo menos o mais divertido... Mas quem sabe???

Sem comentários: