Vamos concretizar um sonho! Vota Luís Pingu Monteiro!

segunda-feira, agosto 11, 2003

Uma Lua Amarela

Fui agora à janela, está uma lua quase cheia e completamente amarela, quase cor-de-laranja. A temperatura caminha outra vez para os quarenta de certeza, não corre uma brisa para amostra.

Curiosamente, o livro que ando a traduzir, uma coisa de ficção científica, tem como base do enredo o facto de as zonas climatéricas da Terra estarem arruinadas. As temperaturas começam a subir, e ninguém sabe (excepto os heróis e os vilões do costume), mas daí a seis meses o planeta vai ser devastado por incêndios e transformar-se num deserto onde vida nenhuma sobreviverá.

Eu cá não sou de coisas, mas incomodam-me um bocadinho estas coincidências.

4 comentários:

Anónimo disse...

Pra mim isso não é nenhuma coincidência, tanto que algumas pessoas enclusive eu já falam que o mundo esta acabando, agora entao com esta ipótese do comentário acima, sabe sei que uma hora ou outra a Terra vai acabar, mas não queria que fosse agora e uma coisa que eu estranhei muito, foi porque derrepente que comecou a aparecer essa lua e não só eu estranhei como meus amigos também, isso pode parecer loucura mas logo agora, á pouco tempo desses comentários de aparições de ovnis, que a lua começa a ficar as vezes amarela, agora!Pra mim isso dai tem cheiro de coisa errada, escutem o que eu to falando, isso não vai dar em coisa boa!!!Se alguém quiser entrar em contato comigo meu msn é: ingridleal18@hotmail.com e meu email é: ingrid.flu@gmail.com
Obrigada pela chance do comentário
Agredecimentos
Ass:.Ingrid(Juniph).

Anónimo disse...

A gente esqueci de uma coisa, me falaram também que a lua amarela, tem haver com morte, não sei se é verdade mas, isso de qualquer jeito me deixa muito curiosa, e se for verdade, isso pode acabar muito mal!!!Tomara que não seja, não eh?!?!?!Informações de meu contato ao comentário acima.
Grata
Ingrid Leal(juniph)

Unknown disse...

Eu já tinha percebido isso também, principalmente quando a lua é cheia.
Encontrei a resposta para nossa questão:

Por que a Lua fica amarelada de vez em quando?
(Cátia Franco)

O fenômeno é ocasionado pela dispersão da luz. Como a Lua não tem luz própria, ela reflete a luz do Sol, que é branca – resultado da soma de todas as cores. Quando atravessa a atmosfera do nosso planeta, a luz refletida pela Lua se dissipa pelo ar. Em contato com as moléculas dos gases que compõem o ar (oxigênio, nitrogênio e hidrogênio), algumas cores, como o violeta, o azul e o verde, podem se dispersar a ponto de se tornarem imperceptíveis. É o que acontece quando a Lua está mais próxima do horizonte – ao amanhecer ou anoitecer. "Nesses momentos, a luz penetra a parte da atmosfera mais próxima do chão e, para isso, tem de atravessar uma camada mais densa de ar. Nesse processo, perde boa parte de sua cores azul e verde. Sobram muito amarelo, laranja e vermelho. A mistura dessas cores é que dá o tom amarelado", diz Luiz Nunes de Oliveira, professor do Instituto de Física de São Carlos (USP).
Quando está bem no alto do céu, a luz refletida pela Lua conserva a cor original, que é o branco. Isso porque o ar é mais rarefeito em altitudes elevadas, fazendo com que a perda das tonalidades luminosas verde, azul e violeta seja bem pequena.
Fonte(s):
http://super.abril.com.br/superarquivo/2…

Unknown disse...

maas , que o mundo provavelmente está para acabar eu concordo, até a Bíblia aponta, mas acho q as coisas vão piorando até acabar mesmo, deve demorar um pouco, mas não acredito que a lua tenha nada a ver não :} ;) :*