Vamos concretizar um sonho! Vota Luís Pingu Monteiro!

quarta-feira, fevereiro 23, 2005

Eleições em Portugal

Gostava de saber se lá fora também é assim ou se isto é coisa nossa, talvez por ainda sermos bebés nesta coisa de votar (afinal 30 anos, no grande esquema das coisas, não é nada).

Por cá, o dia de eleições é dia de festa. A malta arreia-se com a melhor farpela de domingo, enquanto nos outros domingos normais basta o pijama ou o fato de treino para andar por casa. As famílias saem juntas para votar, enquanto nos outros domingos o pai fica a ler o jornal desportivo enquanto a mãe aproveita para dar um jeito à casa e os filhos maiores de 18 anos provavelmente dormem o dia inteiro porque na véspera foi sábado à noite e já se sabe.

A malta encontra-se nas assembleias de voto e encosta-se à sombra ou senta-se nos banquinhos normalmente ocupados pelos putos e fica ali à conversa. Ou então vai tudo para o café antes ou depois, ou passear um bocadinho se o tempo estiver bom.

À porta das escolas há barracas de farturas, castanhas assadas e algodão doce.

Todo o dia perguntamos uns aos outros, "Então já foste votar?" e discutimos a melhor hora e se apanhámos muita gente e se achamos que desta vez estava mais concorrido ou menos.

O pessoal que normalmente trabalha dia e noite, e até aos domingos, faz questão de tirar o dia porque é dia de eleições.

Votar, por cá, é como se fosse um feriado, um dia de São Escrutínio, uma ocasião festiva.

Sem comentários: