Vamos concretizar um sonho! Vota Luís Pingu Monteiro!

quarta-feira, abril 20, 2005

Habemus Papam (e eu não queria ser a única a não escrever isto)

Na verdade, para mim tanto faz, que a bem dizer sou ateia... Mas para vós, malta jovem católica, aqui fica o que o vosso pai espiritual pensa dessa vida que andam a levar:

(Notícia da TSF de 12/02/2001)

"Cardeal Ratzinger ataca música rock

O cardeal Joseph Ratzinger, prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé*, atacou severamente a música rock e pop e manifestou reservas em relação à ópera, num ensaio consagrado à liturgia divulgado hoje em Itália.

O prelado, encarregado oficialmente de guardar a pureza da doutrina, descreve o rock como «expressão de paixões elementares que, nos grandes concertos musicais, assumiu carácter de culto, ou melhor de contra-culto que se opõe ao culto cristão».

Acusa o rock de querer falsamente «libertar o homem por um fenómeno de massa, perturbando os espíritos pelo ritmo, o barulho e os efeitos luminosos».

Quanto à música pop, «ela já não é mais apoiada pelo povo». «Trata-se na minha opinião, de um fenómeno de massa, de uma música produzida com métodos e a uma escala industrial e que se pode qualificar desde já de culto da banalidade», afirma.

O prelado acusa ainda a música de ópera de ter «corroído o sagrado» no século passado e cita a esse propósito o papa Pio X que, no início do século, «tentou afastar a música de ópera da liturgia»."**

*Para quem não sabe, a instituição sucessora da Santa Inquisição
** Os bolds são meus, nas partes que achei mais piada

Sem comentários: