Vamos concretizar um sonho! Vota Luís Pingu Monteiro!

domingo, junho 21, 2009

Sondagens

No século passado, trabalhei durante algum tempo na Marktest, incluindo um inesquecível Verão a correr o país de comboio, com muitas peripécias que não vêm aqui ao caso. Mas também fiz muita entrevista porta a porta e telefónica e, como a malta recebe à entrevista ou tem objectivos mínimos a cumprir, sei o bem que sabe quando se apanha uma pessoa simpática e disponível que responde a tudinho tudinho sem pressas.

Assim, sempre que me telefonam de empresas de sondagens e me perguntam se trabalho, alguma vez trabalhei, ou conheço alguém que trabalhe numa empresa do género, digo sempre que não, não senhora, e presto-me pacientemente ao interrogatório.

Esta semana ligaram-me precisamente da Marktest, estava eu a tirar a filha do banho, mas com o telefone entalado entre o ombro e o ouvido lá consegui acabar a higiene da pequena e responder a tudo (a filha ajudou manifestando o seu aborrecimento por eu estar a falar em vez de cantar as músicas do Panda).

Esta sondagem era, aparentemente, sobre política: foi votar nas Europeias, tenciona votar nas Legislativas, em quem votou há 4 anos, em quem tenciona votar agora, o que acha das grandes obras? Aeroporto, travessia do Tejo, TGV? E da situação económica, vai melhorar ou piorar? E a actuação do Presidente da República? E do Sócrates? E da Ferreira Leite? E que marcas de azeite conhece?

Repararam na mudança súbita de tema? Capaz de uma pessoa deixar cair o telefone em cima da fralda da filha?

Pois acho muito bem que aproveitem o mesmo telefonema para fazer duas sondagens diferentes, ainda por cima se a pessoa está ali cheia de paciência a abrir o coração sobre as suas convicções políticas, mas avisem antes de começar a falar do Gallo e do Oliveira da Serra, acho que é o mínimo.

(mas a entrevistadora ficou tão contente que, no fim, até beijinhos me mandou)

Sem comentários: