Vamos concretizar um sonho! Vota Luís Pingu Monteiro!

segunda-feira, setembro 08, 2003

Grandes Mistérios - O Amolador de Tesouras

Aqui, para além do galo, existe mais um resquício de outros tempos e de locais menos urbanos e impessoais: o amolador de tesouras.

Esta personagem, identificável à distância pelo característico apito (assobio?) de uma gaita (flauta?) que só é vendida a amoladores de tesouras encartados, pertence, na realidade, à Matrix.

Os amoladores de tesouras são, por assim dizer, avisos do programa metereológico do sistema. Toda a vida ouvi dizer que a flauta do amola-tesouras é sinal de chuva. E tenho vindo a efectuar um estudo cuidado: é mesmo verdade. O homem passa, o homem apita, nesse dia chove. O mais tardar, nessa noite.

E outra coisa não faria sentido. Digam lá, sinceramente, quem é que manda amolar tesouras e facas ou arranjar varetas do chapéu-de-chuva, hoje em dia, com as lojas dos chineses e as lojas dos trezentos e o belo chapéu-de-chuva a 5 euros??? Pelo menos, nunca vi ninguém de roda do senhor.

Já pesei a hipótese, admito, de me chegar ao pé dele com o meu canivete e pedir-lhe que o amole. Mas tenho medo que ele se transforme naquele tipo intratável do Matrix, o Mr. Smith, e que me veja forçada a fugir para Zion, e não me apetece nada viver o resto da vida vestida de farrapos. Gosto muito desta realidade virtual, obrigada.

Sem comentários: