Vamos concretizar um sonho! Vota Luís Pingu Monteiro!

segunda-feira, junho 22, 2009

Transições e segurança

Os marcos que assinalam as fases de transição da filha e que significam que ela está cada vez mais crescida e menos dependente de mim são sempre uma angústia. Quando a mudei para o quarto dela, já com 1 ano, custou-me dez vezes mais a mim do que ela. Agora, passámos a cadeirinha do carro para o banco de trás, virada para a frente.

A verdade é que, embora as pessoas me estivessem sempre a dizer que a menina já é crescida e que tinha de a mudar para trás, segundo a Associação para a Promoção da Segurança Infantil eu é que tinha a cadeirinha na posição correcta. Dizem os estudos europeus que até devia continuar nessa posição muito mais tempo; parece-nos que as crianças ficam desconfortáveis por já serem crescidas, mas é uma ilusão. Elas vão com as pernas dobradas mas isso não é desconfortável para elas, que ainda são todas flexíveis. A tendência é tornar obrigatório o uso da cadeirinha virada para trás até aos 4 anos. Neste momento, aconselha-se pelo menos até aos 18-24 meses. Tanto faz ser à frente como atrás, desde que à frente não haja airbag (é o meu caso - o meu chaço é do tempo em que isso do airbag era modernices finas).

A filha tem quase 20 meses e eu hoje experimentei pô-la atrás, virada para a frente. Ela estrebuchou um bocadinho mas eu fiquei muito mais incomodada do que ela. Para além das questões de segurança, ali à frente, ao meu lado, virada para trás, nós interagíamos muito mais, brincávamos nos sinais vermelhos, conseguíamos olhar uma para a outra, havia festinhas e palhaçadas.

Para já, acho que vou pô-la atrás de vez em quando mas mantê-la à frente na maioria do tempo, para haver uma habituação gradual, facilitar a transição e diminuir o choque da mudança (e estou a falar de mim, claro).

3 comentários:

Alentejanitos disse...

Ganda Galinacia, loooool

Eira-Velha disse...

Agora fiquei a perceber o comentário ao meu comentário em 100temperatura :)
O resultado aí está, na tal cadeirinha...
Parabéns

ElsaTS disse...

O resultado não, é mais a causa!

:-)